sexta-feira, 8 de junho de 2012


Ibaretama: jogadores renomados começaram ou passaram por lá!

jogador Iarley, ex-Corinthians e ex-Ceará, atualmente no Goiás! Atuou no campeonato ibaretamense na década de 90, defendendo o time do Piranjí!








Por Ferreira Inácio;

Futebol amador realmente é pra quem é apaixonado por bola. Tamanha são as dificuldades que os donos, dirigentes, organizadores dos times de várzea passam para poderem atuar aos domingos por esse ‘sertãozão’ de meu Deus.
Embora sem o devido apoio e em meio às tantas dificuldades que as cidades pequenas nordestinas enfrentam: falta de emprego, saneamento básico, estrutura adequada para a prática de esportes, lazer...etc, o futebol ibaretamense quando praticado não deixa a desejar. Com garra, determinação, força e coragem (características peculiares do homem nordestino, do cearense, cabra macho, arretado) quando da realização de seus torneios, campeonatos, os times recheiam-se de craques. Por aqui já passaram vários atletas que se projetaram e tiveram ou ainda tem destaque no cenário futebolístico, quer seja a nível estadual, quer seja a nível nacional e até mesmo mundial. Lembremos de alguns: o ex-corinthiano, com passagem pelo futebol internacional atuando pelo time argentino Boca Juniores, Iarley; o eterno goleiro do quixinha, Nilton; o ex-ceará e hoje defendendo as cores do Guarani de Juazeiro, Juranilson; o ex-ceará Fitinha; o ex-asabranquense Gordo, hoje Gleicivandefendendo o Guarani de Juazeiro; Juninho Quixadá, ex-Ferroviário e hoje no futebol europeu; até mesmo o árbitro ex-FIFA Dacildo Mourão já desfilou pelos gramados do Bonitão (principal praça desportiva de Ibaretama, que se localiza na fazenda Bonito de propriedade do ex- deputado, médico respeitado em toda a região, senhor Everardo Silveira) e ainda seu discípulo, o aspirante à FIFA, Wladyerisson Oliveira.  

Juranílson, com passagens por Quixadá,  Ferroviário e Ceará, o atleta atualmente defende o Guaraní de Juazeiro. Atuou no campeonato ibaretamense na década de 2000, defendendo as cores do Cerro Azul e do Pedra e Cal! 
     

Ressaltando que a seleção local, foi vice-campeã do estado na temporada 99/2000 quando chegou à final do Intermunicipal em partida disputada no estádio Presidente Vargas em Fortaleza, perdendo o título para o selecionado de Pacajús. Com o vice-campeonato Ibaretama ganhou a oportunidade de disputar a segunda divisão do campeonato cearense, porém faltava-lhe estádio de futebol adequado à competição. Esse não era nem um empecilho, pois havia a possibilidade de mandar seus jogos no município vizinho, Quixadá. No entanto, faltou vontade e iniciativa a quem de direito ou responsabilidade cabia.
Queridos ibaretamenses, autoridades municipais, sociedade em geral ajudemos a promover a prática do esporte em nosso município, pois esta é uma ferramenta de grande valia para educar, socializar, transformar e salvar nossos jovens, nossa sociedade. 

Gleicivan, 'Gordo' para os mais próximos! Atuou em 2011 no campeonato ibaretamense, defendendo as cores do bicampeão Asa Branca! Atualmente defende o Guaraní de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário